Como funciona a renda fixa? Aprenda a investir

Como funciona a renda fixa? Aprenda a investir

janeiro 24, 2023 0 Por Cheivo

Muitas pessoas se perguntam se há possibilidade de investir mesmo não tendo um valor muito alto para aporte. A resposta é positiva e você pode fazer isso por meio da renda fixa, que é a modalidade de investimento que procura trazer rendimentos mais estáveis e seguros, ideal para aqueles que não possuem nenhuma reserva de emergência.

Sua rentabilidade é previsível, podendo ser fixada em um percentual mensal ou seguir algum índice como a taxa Selic, o CDI, a inflação ou outro, sendo que o mais comum é o CDI.

Hoje, podemos dizer que os investimentos em renda fixa também estão em alta, mas você precisa entender como desfrutá-la com segurança e rentabilidade e é por isso que preparamos este conteúdo, com tudo que você precisa saber sobre o tema.

Como funcionam os investimentos em renda fixa?

Pessoas que estão iniciando no ramo de investimentos devem apostar suas primeiras fichas na categoria renda fixa, sem dúvidas, principalmente aqueles que possuem um perfil conservador ou moderado. 

Mas como dito, é uma categoria de investimentos. 

Existem diversos tipos de aplicações na renda fixa. Elas são caracterizadas por objetivos, risco, emissor, rentabilidade etc. Veja abaixo os investimentos mais populares da renda fixa:  

  • Poupança;
  • CDB;
  • Tesouro Direto;
  • LCI e LCA;
  • Letra de Câmbio;
  • CRI/CRA;
  • Debêntures.

A renda fixa pode ser emitida por instituições financeiras tanto privadas quanto públicas. Sua taxa de rendimento e o prazo de vencimento são definidos no momento da aplicação, funcionando como um empréstimo do seu dinheiro para o órgão emissor, onde, em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade fixa, definida no momento da compra.

O valor adquirido é utilizado para fins de financiamento de projetos, pagamento de dívidas ou desenvolvimento de áreas específicas, como o agronegócio e o setor imobiliário, por exemplo, permitindo que a instituição que lhe ofereceu a quantia ainda tenha chances de crescer perante o mercado.

Qual pode ser seu rendimento se investir na renda fixa? 

O rendimento irá variar de acordo com o investimento escolhido, sendo que a principal referência é o CDI, que segue de perto a taxa básica de juros, ou seja, o rendimento bruto mínimo que normalmente um investidor de renda fixa espera é de 100% do CDI, mas, em casos de isenção de impostos, um ativo de renda fixa pode render menos que isso, o que significa que você aplicou e teve uma performance abaixo da principal referência de mercado. 

O Tesouro Selic é um investimento de renda fixa que possui um rendimento seguro de quase 100% do CDI e é bastante recomendado para quem está iniciando neste segmento, pois não exige muito conhecimento técnico para que traga bons resultados.

Esse é o tipo de investimento que pode ser resgatado a qualquer momento, pois possui liquidez diária. Isso faz com que o investidor acabe sentindo-se mais seguro e comece a fazer suas primeiras aplicações em renda fixa.

Mas além dele, existem outros investimentos da renda fixa que podem render muito mais que o CDI, mas não apresentam tamanha segurança, prazo e/ou liquidez, precisando que o investidor tenha um pouco mais de conhecimento do mercado e possua um perfil onde arriscar não é problema.

Para que você adentre ainda mais nesse universo de investimentos e saiba como aproveitar melhor a renda fixa, aconselho que veja as demais postagens aqui do blog. Possuímos diversos conteúdos sobre economia que podem abrir sua mente em relação ao assunto e lhe permitirão alavancar seus investimentos e mudar completamente sua vida financeira, com mais segura e sabendo enxergar as oportunidades.