Você sabe elaborar um orçamento? Aprenda agora mesmo
janeiro 21, 2023Organizar as contas é um dos maiores desafios da maior parte dos brasileiros. Controlar gastos e aproveitar bem o dinheiro não é uma tarefa fácil, mas não é preciso se desesperar, pois hoje, você aprenderá a elaborar um orçamento e verá uma transformação em suas finanças.
Isso não é algo impossível de ser feito, desde que seja executada a partir dos passos corretos, logo, é preciso que preste bastante atenção em cada etapa que ensinaremos abaixo.
Esperamos que, ao final deste texto, já saiba como elaborar um orçamento da maneira ideal e veja como suas finanças podem ser transformadas e sua vida financeira passará a ser bem mais saudável, por meio de métodos simples.
Elaborar um orçamento: o passo a passo
Abaixo, você verá cada passo para que consiga elaborar um orçamento. A princípio, pode parecer algo muito difícil de ser executado, mas a verdade é que tudo irá se tornar um hábito, cada vez mais fácil de ser feito.
É importante que não desista em nenhuma das etapas, pois é isso que irá garantir que se destaque dos demais e tenha sua vida financeira melhor estruturada que a maior parte das pessoas.
Primeiro passo: Esteja atento à suas receitas
As receitas referem-se ao quanto você ganha, ou seja, ao dinheiro que chega à você por meio de seu trabalho ou demais formas e que compõem à sua renda, seja ela individual ou familiar. É a partir delas que se define o seu poder de consumo, sendo necessário que os gastos se adaptem a essa realidade.
Ter com clareza a informação do valor exato de suas receitas te faz enxergar um pouco melhor qual é sua real situação financeira e qual será seu limite de gastos, para não extrapolar sua renda.
Segundo passo: Faça uma análise dos seus gastos
O segundo passo para que possa elaborar um orçamento é fazer uma boa análise de todos os seus gastos. Procure listar as despesas, relacionando primeiro as fixas, ou sejam aquelas que não costumam variar (como aluguel) e pense bem sobre os gastos semivariáveis, que são os voltados para alimentação, conta de luz, água, etc…, assim como os gastos variáveis, que são despesas que podem acabar surgindo, como a compra de roupas, viagens.
Busque evitar todos aqueles que, até então, eram gastos invisíveis, que são pequenas despesas do dia-a-dia que acabam levando o seu dinheiro embora, sem nem mesmo que perceba e que podem ser evitados.
Terceiro passo: Saiba calcular a diferença
Esse é um dos passos mais importantes, mesmo que seja breve e muitas pessoas deixam de fazer. É importante que saiba comparar o quanto recebe com aquilo que gasta.
É a partir dessa métrica que poderá perceber o que está te deixando em uma situação financeira difícil e quais medidas deverá tomar para mudar essa realidade.
Quarto passo: É preciso tomar uma decisão
Reflita com clareza sobre a qualidade destes gastos listados acima e veja quais são os que não acrescentam algo e se tornam dispensáveis em sua vida financeira.
Tome a decisão de gastar menos com coisas supérfluas até que sua situação financeira esteja estabilizada, pois somente assim poderá transformar suas contas e aproveitar melhor o seu dinheiro. Saiba viver com equilíbrio.
E então, esse texto foi de grande ajuda para que possa elaborar um orçamento? Se a resposta for positiva, não deixe de compartilhar este conteúdo com todas as pessoas que podem ser ajudadas e nos diga o que achou, para que sempre encontre artigos que venham a ser úteis para sua vida financeira aqui em nosso blog.