Oque fazer se você estiver com nome sujo?
janeiro 21, 2023Se você está lendo este artigo, provavelmente tem muitas dívidas. E se você estiver com o nome sujo devido a dívidas, a única solução real é mudar seus hábitos de dívida e começar a cavar uma saída, um passo de cada vez. Aqui estão algumas maneiras de se livrar do peso de sua dívida e limpar seu nome!
1. Encare a dívida
Se você está tentando fazer as contas desaparecerem jogando-as fora sem abrir, o primeiro passo é reconhecer seus erros. Limpe a mesa da cozinha e pegue todas as suas declarações de empréstimo, contas e orçamento – basicamente tudo o que você pode pensar que se relaciona com suas finanças. Comece a criar um balanço de todos os seus gastos.
Os pagamentos do empréstimo/cartão de crédito e as contas de itens essenciais (energia, aquecimento e água, por exemplo) representarão seus pagamentos básicos. Se estes já excederem substancialmente o seu rendimento líquido, terá de mudar significativamente o seu estilo de vida (vender a casa, comprar um apartamento mais pequeno, arranjar um segundo emprego) ou declarar falência. Ou pode haver outras etapas que você pode seguir, dependendo de onde você está.
2. Crie um Plano de Pagamento
Nem todas as dívidas são iguais. Ao fazer seu plano, você precisará estabelecer uma hierarquia entre suas dívidas e traçar um plano de ataque. Especialistas dizem para pagar primeiro a dívida com juros altos, dívidas indedutível, com juros baixos, e dívida dedutível por último.
Mantenha um único cartão de crédito para emergências e pare de usa-lo. Idealmente, você deve tentar economizar um fundo de emergência e bloquear todos os seus cartões. É hora de uma dieta financeira para ajudá-lo a manter seu plano de pagamento.
3. Pagamento duplo
Sempre que puder, dobre os pagamentos da sua dívida com os juros mais altos. Embora não seja tão eficiente quanto a consolidação, dobrar os pagamentos pode acelerar o período de quitação. Assim que eliminar a sua dívida com os juros mais altos, dobre os seus pagamentos da próxima dívida mais alta.
Você estará aumentando consistentemente a taxa geral na qual sua dívida diminui e se aproximando da quitação. Dobrar os seus pagamentos irá fazer que suas dívidas desapareçam muito mais rápido.
4. Corte gastos e faça substituições
Sair da dívida normalmente significa tomar varias decisões dificeis. Se você está muito atrasado, pode ser que seja a hora de algumas medidas pesadas. Os cortes mais leves vêm na maneira de substituição – uma coisa em troca de outra, uma caminhada pelo parque ao invés de uma academia, por exemplo.
Cortes mais difíceis vêm de uma forma de venda de qualquer coisa não essenciail com o qual você possa viver sem. Qualquer dinheiro arrecadado com a venda de coisas não essenciais deve ir para um pagamento fixo contra o seu empréstimo com juros mais elevados.
5. Muitas mãos tornam o trabalho leve
Um passo sábio no caminho de sair da dívida é encontrar-se com um conselheiro de crédito, embora esta opção seja muito mais útil se você fizer isso antes de ficar endividado. Um conselheiro de crédito irá fornecer várias dicas que serão úteis e irá garantir que você esteja no processo certo com os seus planos de pagamento.
Eles podem também fornecer um suporte no momento que você se consultar com os seus credores, colocando algum peso profissional a toda negociação que você tenha vontade de fazer. Com isso, desconfie de especialistas em crédito que cobram taxas altas enquanto movimentam um volume igualmente grande de clientes.
8. Renegocie os Termos
Este é o momento para reunir-se com os seus credores. Tenha em mente todas as informações antes de ir e não se esqueça de levar todos seus documentos consigo e em dia. Caso você estiver em consultoria com um consultor de crédito, tenha em mente como será sua abordagem com antecedência.
Vá até as instituições de crédito que você possui dívidas pendentes. Caso você dever mais que um banco, inicie pelo banco que você possui o melhor histórico. Assim você deve marcar um horário para reunião e trazer o seu relatório de danos, o seu novo orçamento baseado em dinheiro e uma expressão de humildade. Explique as providências que você já tomou para evitar a inadimplência das suas dívidas e tente pedir para renegociar a sua dívida que você tenha naquela instituição.