Cartão de crédito x cartão de débito: qual é o melhor?
janeiro 21, 2023Cartões de crédito e cartões de débito geralmente parecem quase idênticos, com números de 16 dígitos, datas de validade, tarjas magnéticas e chips. Ambos podem tornar mais fácil e conveniente fazer compras em lojas ou online, com uma diferença fundamental.
Os cartões de débito permitem que você gaste dinheiro sacando os fundos que você depositou no banco. Os cartões de crédito permitem que você peça dinheiro emprestado ao emissor do cartão até um determinado limite para comprar itens ou sacar dinheiro.
Você provavelmente tem pelo menos um cartão de crédito e um cartão de débito em sua carteira. A conveniência e proteção que eles oferecem são difíceis de superar, mas eles têm diferenças importantes que podem afetar substancialmente o seu bolso. Veja como decidir qual deles usar para atender às suas necessidades de gastos.
Principais diferenças
- Os cartões de crédito dão acesso a uma linha de crédito emitida por um banco, enquanto os cartões de débito debitam dinheiro diretamente de sua conta bancária;
- Os cartões de crédito oferecem melhores proteções ao consumidor contra fraudes em comparação com os cartões de débito vinculados a uma conta bancária;
- Por outro lado, os cartões de débito mais recentes oferecem mais proteção semelhante à de um cartão de crédito, enquanto muitos cartões de crédito não cobram mais taxas anuais.
Ao comparar cartões de crédito com cartões de débito vinculados a uma conta bancária, é importante considerar as taxas e os benefícios.
Prós e contras de usar cartões de crédito
Os cartões de crédito podem oferecer certas vantagens em relação aos cartões de débito, embora também possam ter algumas desvantagens.
O uso do cartão de crédito é refletido em seu relatório de crédito. Isso inclui histórico positivo, como pagamentos em dia e baixos índices de utilização de crédito, bem como itens negativos, como pagamentos em atraso ou inadimplência.
As informações do seu relatório de crédito são usadas para calcular sua pontuação de crédito. Os compradores responsáveis podem aumentar suas pontuações com um histórico de gastos e pagamentos pontuais e mantendo o saldo do cartão baixo em relação aos limites do cartão.
Alguns cartões de crédito também podem fornecer garantias adicionais ou seguros para itens comprados que vão além daqueles que o varejista ou marca está oferecendo. Por exemplo, se um item comprado com cartão de crédito apresentar defeito após o término da garantia do fabricante, vale a pena verificar com a administradora do cartão de crédito se ela oferece cobertura.
Ou você pode ter proteção de compra e preço incorporada para ajudá-lo a substituir itens roubados ou perdidos ou reembolsar as diferenças de preço quando o item que você comprou for vendido em outro lugar por menos.
A Lei de Transferência Eletrônica de Fundos oferece aos clientes de cartão de crédito uma proteção contra perda ou roubo, mas o cliente deve relatar o mais rapido possível.
Prós e contras de usar cartões de débito
Os cartões de débito podem ter vantagens e desvantagens, assim como os cartões de crédito. Um cartão de débito utiliza o dinheiro que o usuário já possui, eliminando o perigo de acumular dívidas. Os varejistas sabem que as pessoas geralmente gastam mais quando usam plástico do que se estivessem pagando em dinheiro.
Ao usar cartões de débito, os gastadores impulsivos podem evitar a tentação do crédito e manter seu orçamento. Isso pode ajudar a mantê-lo longe de dívidas com juros altos.
No passado, os cartões de crédito ofereciam muito mais proteção contra fraudes do que os cartões de débito. Alguns cartões de débito – especialmente aqueles emitidos por processadores de pagamento, como Visa ou Mastercard – estão começando a oferecer mais das proteções usufruídas pelos usuários de cartão de crédito.
A chave é relatar fraude ou roubo assim que você perceber que ocorreu. Sua responsabilidade por compras fraudulentas é determinada pelo período de tempo em que é relatado. Esperar muito tempo para informar ao banco que seu cartão foi usado para compras não autorizadas pode resultar em sua responsabilidade por algumas ou todas as perdas.
Como um cartão de débito está vinculado diretamente a uma conta bancária, as compras fraudulentas podem esgotar rapidamente uma conta. Isso não pode ocorrer com cartões de crédito, pois eles são pagos posteriormente.
Embora muitos cartões de crédito cobrem uma taxa anual, os cartões de débito não. Também não há taxa para sacar dinheiro usando seu cartão de débito no caixa eletrônico do seu banco. Os cartões de crédito, por outro lado, podem cobrar uma taxa de adiantamento em dinheiro mais uma alta taxa de juros para essa conveniência. No entanto, você pode pagar outras taxas para manter sua conta corrente.
Conclusão
Cartões de crédito e débito podem ser parecidos, mas suas vantagens e desvantagens são muito diferentes. Se acumular crédito e receber recompensas é importante para você, os cartões de crédito são ferramentas essenciais para sua jornada financeira.
Se você preferir manter um controle mais rígido sobre suas finanças, um cartão de débito é uma aposta melhor. Não importa qual você escolha, certifique-se de conhecer as taxas associadas a cada conta.