As 6 melhores formas de investir seu dinheiro com baixo risco
janeiro 21, 2023Você está procurando maneiras de baixo risco de investir os seus rendimentos? Este artigo apresenta algumas das opções mais indicadas por especialistas para pessoas que desejam ter retornos sobre o investimento sem correr riscos. Confira!
1. Contas de poupança de alto rendimento
As contas de poupança online e as contas de gerenciamento de caixa fornecem taxas de retorno mais altas do que você obteria em uma poupança bancária tradicional ou em uma conta corrente.
As contas de gerenciamento de caixa são como um híbrido de conta corrente de poupança: elas podem pagar taxas de juros semelhantes às contas de poupança, mas normalmente são oferecidas por corretoras e podem vir com cartões de débito ou cheques.
As contas de poupança são indicadas para economias de curto prazo ou para um dinheiro que você precisa acessar apenas ocasionalmente – pense em um fundo de emergência ou férias. As transações de uma conta poupança são limitadas a seis por mês. As contas de gerenciamento de caixa oferecem mais flexibilidade e taxas de juros semelhantes – ou, em alguns casos, mais altas.
2. Certificados de depósito
Um certificado de depósito é uma conta de poupança segurada pelo governo federal que oferece uma taxa de juros fixa por um período de tempo definido.
É ideal para guardar o dinheiro que você sabe que precisará em uma data fixa no futuro (por exemplo, um adiantamento para a compra de uma casa ou um casamento). Os prazos de duração comuns são um, três e cinco anos, portanto, se você está tentando aumentar seu dinheiro com segurança para uma finalidade específica dentro de um período de tempo predeterminado, os CDIs podem ser uma boa opção.
3. Fundos do mercado monetário
Os fundos mútuos do mercado monetário são um produto de investimento, que não deve ser confundido com as contas do mercado monetário, que são contas de depósito bancário semelhantes às contas de poupança.
Quando você investe em um fundo do mercado monetário, seu dinheiro é alocado para o pagamento de uma coleção de dívidas governamentais, bancárias ou corporativas de curto prazo.
Esta é uma opção ideal pra quem quer se expor a um pouco mais de risco de mercado em troca de lucros maiores. Os investidores também usam fundos do mercado monetário para manter uma parte de sua carteira em um investimento mais seguro do que ações. O crescimento dos fundos do mercado monetário é mais semelhante aos rendimentos das contas de poupança de alto rendimento.
4. Títulos do governo
Um título do governo é um empréstimo seu a uma entidade governamental (como o governo federal ou municipal) que paga juros aos investidores sobre o empréstimo durante um período de tempo definido, geralmente de um a 30 anos. Por causa desse fluxo constante de pagamentos, os títulos são conhecidos como títulos de renda fixa.
As desvantagens? Em troca dessa segurança, você não verá um retorno tão alto com títulos do governo quanto outros tipos de investimentos. Se você tivesse uma carteira de investimentos apenas em títulos (em oposição a uma mistura de ações e títulos), seria substancialmente mais difícil atingir suas metas de lucros longo prazo.
A opção é ideal para investidores conservadores que preferem ver menos volatilidade em seu portfólio.
5. Títulos corporativos
Os títulos corporativos funcionam da mesma forma que os títulos do governo, só que você está fazendo um empréstimo para uma empresa, não para o governo. Como tal, esses empréstimos não são garantidos pelo governo, tornando-os uma opção mais arriscada.
E se for um título de alto rendimento (às vezes conhecido como um título de alto risco), estes podem realmente ser substancialmente mais arriscados, assumindo um perfil de risco/retorno que mais se assemelha a ações do que a títulos.
É ideal para investidores que procuram um título de renda fixa com rendimentos potencialmente mais altos do que os títulos do governo e dispostos a assumir um pouco mais de risco em troca.
Em títulos corporativos, quanto maior a probabilidade de a empresa sair do negócio, maior o rendimento. Por outro lado, os títulos emitidos por empresas grandes e estáveis geralmente têm um rendimento menor. Cabe ao investidor encontrar o equilíbrio risco/retorno que funciona para ele.
6. Fundos mútuos
Um fundo mútuo reúne o dinheiro de investidores para comprar ações, títulos ou outros ativos. Os fundos mútuos oferecem aos investidores uma maneira barata de diversificar – espalhando seu dinheiro em vários investimentos – para se proteger contra as perdas de qualquer investimento individual.
Se você está economizando para a aposentadoria ou outro objetivo de longo prazo, os fundos mútuos são uma maneira conveniente de obter exposição aos retornos de investimento superiores do mercado de ações sem ter que comprar e gerenciar um portfólio de ações individuais. Alguns fundos limitam o escopo de seus investimentos a empresas que se enquadram em determinados critérios, como empresas de tecnologia na indústria de biotecnologia ou corporações que pagam altos dividendos. Isso permite que você se concentre em determinados nichos de investimento.