Você tem reserva de emergência? Aprenda a montar uma agora mesmo

Você tem reserva de emergência? Aprenda a montar uma agora mesmo

janeiro 24, 2023 0 Por Cheivo

Quando você pensa em sua vida financeira para daqui há alguns meses, se sente seguro ou seu corpo é invadido por uma onda de ansiedade? E se estendermos esse tempo e começarmos a conversar sobre meses, ou anos, será que está preparado? A realidade é que poucas pessoas conhecem ou possuem uma boa reserva de emergência.

Acontece que nunca sabemos o que nos espera lá na frente, daqui a poucas horas, por exemplo. A vida é inundada por imprevistos, que nos pegam se surpresa e não nos dão tempo suficiente para nos preparamos. É preciso que esteja ciente de que isso pode acontecer e se prepare com antecedência.

Para mudar esse cenário e te ajudar a se sentir mais seguro com seu futuro financeiro, ou em qualquer caso de imprevisto que possa aparecer, preparamos esse artigo para lhe ensinar sobre a famosa, mas pouco utilizada pelos brasileiros, reserva de emergência.

Entenda de uma vez por todas o que é uma reserva de emergência

Entende-se por reserva de emergência, que por vezes é chamada de reserva financeira, um dinheiro guardado mensalmente para lidar com imprevistos que possam surgir em sua vida, sem a necessidade de causar grandes alterações o orçamento ou, em pior dos casos, te fazer se endividar. 

Esse valor, que deverá ser guardado todos os meses, é importante para que possa ter mais tranquilidade quando surgirem situações que podem lhe colocar em possíveis emergências.

Quer um exemplo de como qualquer um pode ter momentos como esse? Você pode estar saindo para algum lugar e bater o seu carro, ou pode precisar de algum tratamento médico mais custoso, pode perder seu emprego atual. Enfim, são inúmeras situações que não podemos evitar antecipadamente.

É pensando em momentos como esse que você perceberá que não há dúvidas de que é importante se esforçar para montar sua reserva de emergência. Não sabe como fazer? Fique tranquilo que iremos te ajudar.

Aprenda a fazer sua reserva de emergência

É preciso que você veja a reserva de emergência como um dinheiro que precisa ser aplicado em investimentos, sendo que esses permitam o resgate em curto prazo, praticamente de forma imediata, para quando os imprevistos surgirem. Ao investir esse dinheiro, você deixa de lado o risco perder poder de compra com o tempo, tendo em vista será corrigido pela inflação.  

Então, o primeiro passo para fazer uma reserva de emergência é organizar sua vida financeira atual, pois somente assim terá o valor sobrando para ser aplicado para esse fim. Veja dicas abaixo de como fazer isso:

  • Faça  um orçamento pessoal, organizando suas contas e entendendo como você gasta seu dinheiro;
  • Crie um controle financeiro, cortando gastos desnecessários, para que possa ter mais sobra para sua reserva de emergência.
  • Poupe uma parte da sua renda mensal. Defina o valor de acordo com sua realidade, mas tenha constância no momento de investir, como se fosse uma conta que você precisa arcar por vários meses.

Em relação ao último tópico, que é referente ao valor que será investido, podemos seguir uma dica de especialistas para conseguirmos identificar qual é um bom valor.  É recomendado que você tenha entre 6 e 12 meses das suas despesas mensais guardadas em sua reserva de emergência. Logo, programe-se mensalmente para atingir essa quantia o quanto antes. Quer saber como melhorar ainda mais sua vida financeira e tornar sua reserva de emergência um sonho cada vez mais possível? Então esteja sempre de olho em nossas publicações e absorva o vasto conhecimento contido em nossos textos. Tenho certeza que, em breve, estará vivendo uma nova realidade quando o assunto for finanças.